Quais os benefícios do Chá preto para saúde?

Entenda para que serve o chá preto e quais os benefícios do chá preto para a saúde.

Depois da água, o chá preto é a bebida mais consumida do mundo. O chá preto é um tipo de chá oxidado. O chá preto é geralmente mais forte em sabor do que os chás oolong, amarelo, branco e verde. Todos os quatro tipos são feitos de folhas da Camellia sinensis.

A oxidação do chá preto ocorre quando as folhas permanecem expostas ao ar por um longo tempo. As enzimas quebram os produtos químicos nas folhas, produzindo sua coloração marrom e cheiro familiar.

O chá preto pode ter benefícios semelhantes ao chá verde. No entanto, muitos estudos analisaram especificamente o chá preto e como o processo de oxidação pode afetar a saúde.

O Chá preto possui uma variedade de benefícios para a saúde devido a presença de antioxidantes e compostos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo humano.

beneficios do cha preto para a saude

Chá preto possui Antioxidantes

O consumo de antioxidantes combate os radicais livres que danificam as células. Esse benefício pode se extender levando a prevenção de doenças crônicas.

Os radicais livres são moléculas instáveis no corpo que resultam de processos naturais e de influencias ambientais. O corpo consegue remover os radicais livres, mas quando acumulam, podem danificar ou alterar as células do corpo.

O chá é uma fonte de antioxidantes. De fato, um estudo observa que os compostos fenólicos, que têm efeitos antioxidantes, constituem até 30% do peso seco do chá verde e preto.

Os antioxidantes no chá preto são diferentes dos do chá verde, devido ao processo de oxidação. O chá verde contém principalmente catequinas. Durante a oxidação, eles se convertem em teaflavinas e flavonóides. Estes podem dar benefícios diferentes ao chá preto ao chá verde.

Polifenóis são antioxidantes encontrados em algumas comidas e bebidas, incluindo chá preto. De acordo com o estudo o chá preto não é apenas a bebida popular, mas também um agente antioxidante da vida cotidiana da humanidade.

De fato, um estudo em ratos examinou o papel dos polifenóis do chá preto e o risco de diabetes, obesidade e colesterol elevado. Os resultados mostraram que o polifenol teaflavina reduziu os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Embora muitos suplementos contenham antioxidantes, a melhor maneira de consumi-los é através de alimentos e bebidas. Algumas pesquisas descobriram que tomar antioxidantes em forma de suplemento pode prejudicar sua saúde.

O Chá preto melhora a saúde do coração

– Compre Chá Preto Orgânico

O chá preto contém um grupo especial de antioxidantes chamados flavonóides, que beneficiam a saúde do coração. Além do chá preto, flavonóides também podem ser encontrados em vegetais, frutas, vinho tinto e no chocolate preto.

O consumo de flavonóides regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade.

Um estudo controlado randomizado descobriu que beber chá preto por 12 semanas reduziu significativamente os valores de triglicerídeos em 36%, reduziu os níveis de açúcar no sangue em 18% e reduziu a proporção plasmática de LDL / HDL em 17%.

Outro estudo descobriu que aqueles que bebiam três xícaras de chá preto por dia tinham um risco 11% menor de desenvolver doenças cardíacas.

Conforme identificado por Arab L. et al. em seu trabalho de pesquisa de 2009 chamado “Consumo de chá verde e preto e risco de derrame”, observa-se que, independentemente do país de origem das pessoas, indivíduos que consomem 3 ou mais xícaras de chá tiveram um risco 21% menor de um acidente vascular cerebral do que as pessoas que consomem menos de 1 xícara de chá verde ou preto por dia.

Em resumo, o chá preto contém flavonóides, que são benéficos para a saúde do coração. Estudos descobriram que beber regularmente chá preto pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Adicionar chá preto à sua rotina diária é uma maneira fácil de incorporar antioxidantes à sua dieta e reduzir potencialmente o risco de complicações futuras à saúde.

Brotos para fazer chá preto faz bem pra saude

O chá preto diminui o Colesterol ruim LDL

LDL e HDL são dois tipos de lipoproteínas que transportam colesterol por todo o corpo. Excesso de LDL no organismo pode aumentar o risco de doença cardíaca e derrame. Estudos descobriram que o chá preto pode ajudar a reduzir os níveis de LDL.

Existem duas lipoproteínas que transportam colesterol por todo o corpo, uma é a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a outra é a lipoproteína de alta densidade (HDL). O LDL é considerado a lipoproteína “ruim” porque transporta o colesterol para as células por todo o corpo. Enquanto isso, o HDL é considerado a lipoproteína “boa” porque transporta o colesterol para fora das células e para o fígado para ser processado.

Quando há muito LDL no corpo, ele pode se acumular nas artérias e causar depósitos de gordura. Isso pode levar a problemas como insuficiência cardíaca ou derrame.

Felizmente, alguns estudos descobriram que consumir chá pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.

Um estudo randomizado descobriu que beber cinco porções de chá preto por dia reduziu o colesterol LDL em 11% em indivíduos com níveis de colesterol levemente ou levemente elevados.

Outro estudo randomizado de três meses em 47 indivíduos comparou os efeitos do extrato tradicional chinês de chá preto e de um placebo nos níveis de LDL. Os resultados mostraram uma diminuição significativa nos níveis de LDL naqueles que beberam chá preto, em comparação com o placebo, sem efeitos colaterais indesejáveis. Os pesquisadores concluíram que o chá preto ajudou a melhorar os níveis de colesterol em indivíduos com risco de doença cardíaca ou obesidade

Melhora a saúde intestinal

O intestino abriga trilhões de bactérias e a maioria do seu sistema imunológico. Os polifenóis e as propriedades antimicrobianas encontradas no chá preto podem ajudar a melhorar a saúde e a imunidade do intestino.

Estudos descobriram que o tipo de bactéria no seu intestino pode desempenhar um papel importante na sua saúde. Isso ocorre porque o intestino contém trilhões de bactérias e 70 a 80% do seu sistema imunológico.

Enquanto algumas das bactérias do seu intestino são benéficas para a sua saúde, outras fazem mal. Alguns estudos sugeriram que o tipo de bactéria no seu intestino pode desempenhar um papel importante na redução do risco de certas condições de saúde, como doença inflamatória intestinal, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, obesidade e até câncer.

Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a manter um intestino saudável, promovendo o crescimento de boas bactérias e inibindo o crescimento de bactérias ruins, como Salmonella.

Além disso, o chá preto contém propriedades antimicrobianas que eliminam substâncias nocivas e melhoram as bactérias e a imunidade intestinais, ajudando a reparar o revestimento do trato digestivo. No entanto, são necessárias mais pesquisas antes que uma forte conclusão possa ser feita a respeito do papel do chá preto e da função imunológica.

Reduzir pressão sanguínea

A pressão alta pode causar muitas complicações à saúde. Beber chá preto regularmente pode ajudar a diminuir a pressão arterial sistólica e diastólica, mas a pesquisa é controversa.

A pressão alta afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo. Pressão alta pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e renal, derrame, perda de visão e ataques cardíacos. Felizmente, mudanças em sua dieta e estilo de vida podem diminuir sua pressão arterial.

Um estudo controlado e randomizado analisou o papel do chá preto na diminuição da pressão arterial. Os participantes beberam três xícaras de chá preto diariamente durante seis meses.

Os resultados mostraram que aqueles que beberam chá preto tiveram uma diminuição significativa na pressão arterial sistólica e diastólica, em comparação com o grupo placebo.

No entanto, a pesquisa sobre os efeitos do chá preto na pressão arterial é controversa. Uma meta-análise de cinco estudos diferentes envolvendo 343 participantes analisou o impacto de beber chá preto por quatro semanas na pressão sanguínea.

Embora os resultados tenham encontrado algumas melhorias na pressão arterial, os pesquisadores concluíram que os resultados não eram significativos.

Beber chá preto diariamente, além de incorporar outras modificações no estilo de vida, como estratégias de gerenciamento do estresse, pode beneficiar pessoas com pressão alta. Mas mais estudos são necessários.

Diminui o risco de derrames AVC

Um acidente vascular cerebral pode ocorrer quando um vaso sanguíneo no cérebro é bloqueado ou se rompe. É a segunda principal causa de morte no mundo.

Felizmente, 80% dos acidentes vasculares cerebrais são evitáveis. Por exemplo, gerenciar sua dieta, atividade física, pressão arterial e não fumar pode ajudar a reduzir o risco de derrame.

Curiosamente, estudos descobriram que beber chá preto também pode ajudar a reduzir o risco de derrame.

Um estudo acompanhou 74.961 pessoas por mais de 10 anos. Ele descobriu que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de chá preto por dia tinham um risco 32% menor de derrame do que aqueles que não tomavam chá.

Outro estudo analisou dados de nove estudos diferentes, incluindo mais de 194.965 participantes.

Os pesquisadores descobriram que indivíduos que bebiam mais de três xícaras de chá (chá preto ou verde) por dia tinham um risco 21% menor de derrame, em comparação com indivíduos que bebiam menos de uma xícara de chá por dia.

Baixar níveis de açúcar no sangue

Níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de complicações à saúde, como diabetes tipo 2, obesidade, doença cardiovascular, insuficiência renal e depressão.

Foi demonstrado que o consumo de grandes quantidades de açúcar, principalmente de bebidas açucaradas, aumenta os valores de açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2.

Quando você consome açúcar, o pâncreas secreta um hormônio chamado insulina para transportar o açúcar aos músculos a serem usados ​​como energia. Se você consome mais açúcar do que seu corpo precisa, o excesso de açúcar é armazenado como gordura.

O chá preto é uma excelente bebida não adoçada que foi encontrada para ajudar a melhorar o uso de insulina no organismo.

Um estudo em tubo de ensaio analisou as propriedades que aumentam a insulina do chá e seus componentes. Os resultados mostraram que o chá preto aumentou a atividade da insulina em mais de 15 vezes.

Os pesquisadores concluíram que vários compostos no chá demonstraram melhorar os níveis de insulina, especificamente um polifenol chamado de galato de epigalocatequina.

Outro estudo em ratos comparou os efeitos do extrato de chá verde e preto sobre os níveis de açúcar no sangue. Os resultados descobriram que ambos reduziram o açúcar no sangue e melhoraram a maneira como o corpo metabolizava o açúcar.

Chá preto reduz risco de câncer

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, e alguns não são evitáveis. No entanto, os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a impedir a sobrevivência das células cancerígenas.

Um estudo em tubo de ensaio analisou os efeitos dos polifenóis no chá nas células cancerígenas. Esse estudo mostrou que o chá preto e verde pode desempenhar um papel na regulação do crescimento de células cancerígenas e na redução do desenvolvimento de novas células.

Outro estudo analisou os efeitos dos polifenóis do chá preto no câncer de mama. Ele mostrou que o chá preto pode ajudar a superar a disseminação de tumores da mama dependentes de hormônios .

Embora o chá preto não deva ser considerado um tratamento alternativo para o câncer, algumas pesquisas demonstraram o potencial do chá preto para ajudar a reduzir a sobrevivência das células cancerígenas. Foi sugerido que as mulheres que bebem chá preto regularmente têm uma chance menor de câncer de ovário do que o grupo de controle.

Mais pesquisas em humanos são necessárias para determinar mais claramente a ligação entre o chá preto e as células cancerígenas.

Melhora a capacidade de manter o foco

O chá preto possui mais cafeína que os outros chás, mas ainda assim possui menor quantidade de cafeína que o café.

A cafeína e um aminoácido chamado L-theanina, que pode melhorar a atenção e o foco. A L-teanina aumenta a atividade alfa no cérebro, resultando em relaxamento e melhor foco.

Estudos descobriram que as bebidas que contêm L-teanina e cafeína têm o maior impacto no foco devido aos efeitos da L-teanina no cérebro.

Pode ser por isso que muitas pessoas relatam energia mais duradoura depois de beber chá, em comparação com outras bebidas com cafeína, como o café.

Dois estudos randomizados testaram os efeitos do chá preto na precisão e atenção. Em ambos os estudos, o chá preto aumentou significativamente a precisão e a atenção entre os participantes, em comparação com um placebo.

Isso faz do chá preto uma ótima bebida se você procura melhorar a energia e o foco sem muita cafeína.

Conclusão

O chá preto é uma ótima opção se você estiver procurando por uma bebida não adocicada de baixa caloria e menos cafeína do que café ou bebidas energéticas.

chá preto faz bem pra saúde

Tem um sabor forte e único e contém muitos antioxidantes, que podem proporcionar vários benefícios do chá preto à saúde. Isso inclui melhora do colesterol, melhor saúde intestinal e diminuição da pressão arterial.

O melhor de tudo é que é simples de criar e pode ser facilmente encontrado na loja online do Sítio Shimada.

Se você ainda não o fez, considere experimentar o chá preto para colher seus inúmeros benefícios à saúde.