Chá da Obatian
Na década de 30, o Vale do Ribeira chegou a ter 5.000 mil hectares de cultivo, 600 produtores e cerca de 40 indústrias processando chá – 90% da produção ia para o mercado externo. No auge da produção, os brotos eram colhidos pela própria Família Shimada e enviados para o beneficiamento em indústrias da região. Com a concorrência internacional as fábricas de chá preto de Registro não resistiram e fecharam.
Ume Shimada, conhecida por todos como Obatian, sempre trabalhou na lavoura e o chá está em sua vida desde sua infância. Teimou para que o chazal não fosse abandonado e em 2014, aos 87 anos, inaugurou sua Fábrica Artesanal de Chá Preto, chá de manejo orgânico e de agricultura familiar. Um processo cuidadoso que tem início na colheita manual onde são selecionados apenas o broto e as duas folhas mais jovens.
O resultado é um Chá Preto puro de cor âmbar, com corpo e uma suave adstringência. Segundo especialistas, nosso chá possui um aroma adocicado característico que lembra mel e malte e sabor frutado que remete à frutas como lichia, pêssego e damasco.