História do Chá Preto

O Chá Preto é um tipo de chá oxidado com um sabor mais forte, feito de folhas do arbusto Camellia Sinensis.

Descoberto na China em meados do século 17, o Chá Preto foi o primeiro tipo de chá a ser introduzido na Europa e no Oriente Médio. Seu sucesso comercial no Ocidente levou à produção em grande escala na China. Nos dias atuais, o Chá é a segunda bebida mais consumidas no mundo, perdendo apenas para a água.

Na China, onde o chá preto foi desenvolvido, a bebida é chamada de 紅茶 “chá vermelho”, devido à cor das folhas oxidadas.

Empreendedores escoceses e ingleses levaram plantas e sementes de chá da China e disseminaram a produção de chá preto para outros países. Essas primeiras empresas inglesas de chá usavam trabalhadores escravos em outros países e desenvolveram máquinas para processar o chá sem a necessidade de fabricantes de chá qualificados.

Com o tempo, a produção de chá preto se espalhou para a Índia, Sri Lanka e Quênia e, mais tarde, para a Indonésia, Vietnã, Tailândia, Ruanda, Brasil e outros lugares.

Produção do Chá Preto no Sítio Shimada

O Chá Preto do Sítio Shimada é produzido de maneira artesanal ortodoxa. É um processo de produção mais demorado onde as folhas de chá permanecem inteiras ou apenas parcialmente quebradas. No processo industrializado as folhas são trituradas.

folhas inteiras chá preto

No Sítio Shimada as folhas da Camelia Sinensis são colhidas manualmente. Somente o broto e as duas folhas mais novas são usadas. Essa seleção nobre de folhas é conhecida como Orange Pekoe.

As folhas são murchadas antes de serem enroladas em uma máquina especial para dar início a fase de oxidação.

Durante a oxidação do chá preto, as folhas são expostas ao ar úmido e rico em oxigênio. O oxigênio interage com as paredes celulares da planta do chá para transformar as folhas do rico marrom escuro para a cor preta, pela qual as folhas de chá preto são famosas.

A oxidação também altera o perfil de sabor de um chá preto, ajudando a adicionar notas maltadas, caramelo, frutadas ou mesmo defumadas, dependendo do chá.

Depois de oxidadas para criar cor e sabor, as folhas são aquecidas para interromper a oxidação e retirar quase toda a umidade o chá preto.

Depois de seco o chá preto é armazenado por meses para finalizar o processo de cura.

Ao término do processo de cura o chá ainda passa por um controle de qualidade antes de ser embalado para venda.

Preparo do Chá

preparo do Chá Preto

O chá preto normalmente tem mais adstringência e amargor do que o chá verde, mas se preparado corretamente, deve ser suave e saboroso.

O chá preto é usado para fazer chá quente e gelado.

Use cerca de 1 colher de chá de folhas de chá por xícara de água quente. A água deve estar quase fervendo. Coloque as folhas na água fervente e deixe as folhas de chá em infusão por 2 a 6 minutos. Coe as folhas de chá e beba o líquido ou adicione leite, açúcar ou limão conforme desejar.

Você pode fazer infusão fria do seu chá preto deixando de 4 a 18 horas na geladeira e, em seguida, coar as folhas.

Para fazer chá preto gelado, dobre a quantidade de folhas de chá, coloque o chá como de costume e despeje o chá quente sobre o gelo.

Propriedades

O chá preto contém mais cafeína do que outros chás, mas menos cafeína do que café.

Mas, como qualquer bebida produzida a partir de uma planta com cafeína, existem muitos fatores que podem determinar os níveis de cafeína em sua xícara de chá preto, incluindo como a planta foi processada e como a bebida foi preparada.

Para efeito de comparação este é o conteúdo típico de cafeína em 1 xícara de bebida:

Bebida Cafeína

Chá Verde 24 to 40 mg
Chá Preto 14 to 61 mg
Café 95 to 200 mg
fonte: thespruceeats.com

O chá preto faz bem para a saúde porque contém antioxidantes e compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Por exemplo, os nutrientes do chá preto podem reduzir o risco de vários tipos de câncer, proteger o coração contra a aterosclerose e ajudar a manter a pressão arterial saudável.

Armazenamento do Chá Preto

O chá preto mantém seu frescor e sabor por vários anos se armazenados adequadamente em um local fresco e escuro e em um recipiente opaco e hermético, longe da luz, umidade e itens de despensa como café e especiarias que podem infiltrar o sabor nas folhas de chá.

Por esta razão, tem sido um artigo de comércio, e tijolos comprimidos de chá preto serviram até mesmo como uma forma de moeda de fato na Mongólia, Tibete e Sibéria no século XIX.

Onde Comprar Chá Preto do Sítio Shimada?

O Chá Preto do Sítio Shimada pode ser comprado em um dos revendedores ou na Loja Online oficial. Consulte a lista de revendas de Chá Preto para saber se existe algum revendedor perto de você.

O Sítio Shimada também oferece a comodidade do Clube de Assinatura. Quem assina o Sítio Shimada BOX recebe todos os meses em casa uma caixa com chás variados e outras delícias.